Escaladas.com.br

Até o momento, temos 9.125 vias cadastradas em 1683 locais de 419 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via São Paulo > São Bento do Sapucaí > Pedra do Baú > Suave Desespero

Ampliar imagem Suave Desespero
Karina guiando na conquista do teto da via "Suave Desespero". Acervo de Karina Filgueiras.
Ampliar imagem Suave Desespero
Em roxo, a variante que vai do platô MSP ao platô do Bombardeio. Em verde, um trecho original da "Distraídos" e, em vermelho, as vias "O Arco do Baú" e "Suave Desespero". Em amarelo, a via "Seu Madruga e os Chaves".
Suave Desespero Imprimir informações da via
VIsup A2 E3
Cadastrada por: Luciano Bender, em 16-10-2021 às 18:02
Alterada por: Luciano Bender, em 18-06-2024 às 19:22
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: norte
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 50 metros
Descrição: "Saio guiando pelas lacas podres, saindo à esquerda da "Cães". Depois de um pequeno trecho, já percebo que será impossível prosseguir com escalada em livre e prossigo em "artificial". A parede é bastante descomposta e com muita pedra podre, mas, com cuidado, eu conseguia encontrar boas colocações para cliffs de agarra e em algumas situações tive que fazer furos para cliff. A via prossegue desta forma até que consigo sair do negativo que forçava minhas costas, quando eu tinha que trabalhar com as mãos levantadas e entro na parte vertical da parede. A partir daí, a escalada volta a ser uma parede mais sólida e consigo voltar a escalar em livre e a sequência a seguir é de pequenas agarras e abaulados, com pés delicados. Sigo aprox.10m de uma sequência exigente de escalada livre e chego a um platô transversal onde bato a primeira parada. Este platôzinho era uma surpresa agradável, pois de baixo não o víamos e era perfeito para ficar em pé e trabalhar. A próxima sequência é toda em escalada livre, saio para a esquerda nesta transversal e depois a parede vai tornando-se vertical novamente e com boas agarras. Sigo por mais uns 8m e a parede, já quase no cume, deita e torna-se mais fácil; chego a um grande bloco de pedra, já no cume, aonde monto uma excelente parada móvel com 3 peças "bomba". Depois desta parte segue uma rampa fácil de III grau que vai em direção à vegetação do cume." - Karina Filgueiras em relato da conquista.

Não é possível o rapel pela via. Descida pelas escadinhas, a parir do cume.
Fonte: Karina Filgueiras
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 corda de 60 m
  • 1 jogo de Camalots (# 0.5 - 3)
  • 1 jogo de Nuts
  • 2 cliffs Talon
  • Cliffs de agarras
Data da conquista: 02/05/2009
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local